quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Será que os demônios se rebelaram novamente?

SÃO PAULO (Reuters) - Um aluno de 10 anos disparou contra uma professora numa escola em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, e em seguida suicidou-se, atirando duas vezes contra a própria cabeça, informou a prefeitura da cidade nesta quinta-feira

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/crianca-atira-em-professora-e-se-mata-em-escola-no-abc-paulista.html

Muitos pensadores desde a Antiguidade defendem a idéia que o homem possui uma natureza ma dentro de si convivendo com uma natureza boa, Thomas Hobbes pensador do século XVII dá o nome de Leviatã a essa natureza maldosa, dando-lhe o nome de Leviatã. No velho testamente o Leviatã era um mostro marinho descrito no velho testamento da bíblica judaico-cristã.

Durante toda a história da humanidade houve perseguições as manifestações demoníacas entre os homens, principalmente na Idade Média, no movimento de Caça as "Bruxas".




A lamentável tragédia de hoje na cidade de São Caetano do Sul/SP poderíamos nos levar a pensar mais uma vez que se trata de mais uma obra do demônio, pois como explicar a atitude de uma criança de 10 anos ao criar um plano para tentar matar a sua professora e depois se matar? Não é fácil de encontrar explicações para uma anormalidade como essa, porém penso que este fato deveria levar todos a uma reflexão profunda na tentativas de tirarmos lições deste caso, em que mais uma vez o demônio pode ser considerado apenas um “bode expiatório".


Que mundo é esse que estamos vivendo?

Que modernidade e tecnologia é essa que permite tragédias do mesmo nível que as tragédias gregas como a história de Édipo Rei?

Qual é a educação que as crianças estão recebendo nas escolas e acima de tudo que educação estão recebendo em casa?

Dizem que ser pai ou mãe é padecer no paraíso, mas será que os pais de hoje estão preparados para este desafio?





Penso que o nosso mundo moderno firmado nas bases do hedonismo (busca individual pelo prazer), manifestado por cenas de extremo egoísmo como a tragédia de hoje, pode levar-nos a uma inevitável constatação, como diria o pensado Luis Felipe Pondé: "o mundo contemporâneo com sua modernidade e todas as suas maravilhas, apresenta faces muito piores que o mundo medieval", quando apenas as "Bruxas" eram dominadas pelo demônio, atualmente até mesmo as crianças estão manifestando a natureza diabólica que todos humanos possuem.

Um comentário:

Leandro disse...

VEJA ESSA POSTAGEM DO TIJOLAÇO. UMA REFLEXÃO PERTINENTE.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Execução só é crime para os “outros”?
.
Nas últimas 24 horas, foram excutadas três pessoas, por sentença judicial

Uma no Irã: um jovem de 17 anos condenado por homicídio . Outra na China: um paquistanês condenado por tráfico de drogas.

Ambos os países merecem, por conta destas execuções, condenações internacionais por atentarem contra os direitos humanos.

A terceira pessoa foi executada nos Estados Unidos.

Troy Davis, um homem negro de 42 anos, foi condenado à morte em 1991 pelo homicídio do policial Mark Allen Macphail em Savannah, no estado da Geórgia. Sete das nove testemunhas-chave do julgamento de Davis retiraram ou alteraram o seu testemunho, algumas alegando coerção policial.

As dúvidas fizeram um milhão de americanos, entre eles o ex-presidente Jimmy Carter, e o próprio Papa Bento XVI pedirem a suspensão da excução. Inutilmente: Davis foi executado esta madrugada.

Direitos humanos e valores da civilização, para que se exija seu respeito universal, devem ser, também, universais.

Não podem valer só “contra” os países que destoam do coro ocidental e não valer contra o mais poderoso deles. E ainda mais quando este se arroga o direito de “polícia do mundo” a pretexto de defendê-los.