quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Professora uraiense representa a região como finalista do Programa Agrinho 2011

Em sua 16ª edição, cercada por grande emoção, a premiação dos finalistas das seis categorias do Programa Agrinho, realizada na última semana na capital do Estado, mobilizou cerca de mil alunos, professores e convidados que comemoraram mais ano de um dos maiores programas de responsabilidade social do País. O Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural) não poderia ficar fora dessa conquista, onde levou para casa o prêmio na categoria experiência pedagógica, pela professora de geografia, Eliane Maria Ferreira, do Colégio Nossa Senhora do Rosário (Coleginho).

O evento, que contou com a presença do governador Beto Richa, o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, secretários de estado, deputados federais e estaduais e presidentes de sindicatos rurais, premiou as categorias experiência pedagógica; município Agrinho, redação e desenho, para a rede pública e rede particular de ensino, além de 12 finalistas da Escola Agrinho, sendo 10 da escola pública e dois da rede particular.

No total foram dez finalistas na categoria município, 20 em experiência pedagógica do ensino público e cinco do ensino particular. Há ainda premiações para a educação especial, educação infantil e os cinco primeiros colocados da rede pública de 2º. Ao 9º. ano, além de dois finalistas por ano da rede particular. “É sempre uma alegria este encontro de encerramento do programa porque demonstra o sucesso que o Agrinho vem tendo junto às nossas escolas de ensino básico, levando a crianças e adolescentes informações sobre saúde, ética, trabalho e consumo, cidadania e meio ambiente”, discursou o presidente da FAEP (Federação da Agricultura do Paraná), Ágide Meneguette.

















Segundo Ágide, a cada ano, o programa do SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Paraná), atende mais de 1 milhão de estudantes. São 5,5 mil projetos, perto de 80 mil educadores e oito mil escolas paranaenses envolvidas a cada ano. Ao eleger a educação e a criança como os veículos para a melhoria das condições sociais e econômicas, tomamos a decisão certa, já que pertence a elas o futuro e elas terão condições melhores de criar este futuro. É dentro do espírito de preparar nossa gente que se insere o programa Agrinho. Formar cidadãos conscientes é uma tarefa de toda a sociedade e é, portanto, uma tarefa que também nos cabe em apoio ao trabalho das famílias e das escolas”, relatou.

O governador Beto Richa, presença ilustre no evento, afirmou que o Agrinho é um programa que tem conceitos muito fortes de preservação ao meio ambiente, criando uma nova consciência ambientalista. “Se outras entidades tivessem essa mesma visão certamente estaríamos cuidando melhor das futuras gerações. É um programa muito bem elaborado, uma extraordinária iniciativa que deve ser coroada de êxitos sempre”, salientou.

O Programa, que pelo primeiro ano integrou a participação das escolas particulares na premiação de um carro na categoria experiência pedagógica em nível estadual, fez a entrega de cinco automóveis, dezenas de computadores e outros prêmios, como notebooks, bicicletas, televisões e máquinas fotográficas. “Esta festa é uma lição de otimismo e confiança, porque vemos nos semblantes de cada um dos professores e dos alunos que aqui estão, estampada a disposição de fazer de nosso mundo um mundo cada vez melhor, próspero e justo”, acrescentou Meneguette.

Assessoria de Comunicação/ Laiz Auriglietti






















Nenhum comentário: