2013 chegou ao fim e mais uma vez a APOL dentro de sua filosofia, esteve trabalhando na buscar de colocar em ação os objetivos fundamentais da entidade desde a sua fundação.
Numa breve retrospectiva, tivemos grandes conquistas, como a oportunidade de poder levar à aproximadamente 20.000 mil crianças e adolescentes, alunos da rede pública de educação, alimentos orgânicos e da agricultura familiar de alta qualidade, que até então era uma realidade distante a este público, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que garante por meio da ação de associações como a APOL, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de contribuir diretamente com o pequeno produtor, e os produtores da agricultura familiar como um todo. Agindo assim em harmonia com os princípios da sustentabilidade, a melhor utilização dos recursos e da terra, na busca de um amanhã melhor.
Ressaltamos ainda o projeto inovador aprovado pelo CNPq no valor de quase meio milhão de reais, resultado de uma parceria de sucesso entre a APOL (associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina e a UEL ( Universidade Estadual de Londrina)
Aprovado pelo CNPq - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia o projeto: EMBALAGENS ATIVAS BIODEGRADÁVEIS PARA FRUTAS IN NATURA PROVENIENTES DE CULTIVO ORGÂNICO. O objetivo principal do projeto é desenvolver embalagens ativas biodegradáveis para frutas in natura produzidas por cultivo orgânico visando aumentar a vida útil e reduzir as perdas pós-colheita. O orçamento aprovado para o projeto foi de R$ 470.000,00 e será utilizado para custear a pesquisa inovadora que poderá revolucionar a comercialização de produtos orgânicos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, trazendo assim destaque para a região norte do Paraná.
Dando seqüência, a APOL também esteve presente nos principais eventos nacionais de discussão de políticas voltadas a agricultura família, orgânicos e sustentabilidade.
Exemplo, a reunião de apresentação dos resultados do Projeto de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a pré-organização preparatória da Biofach América Latina 2013, que Aconteceu entre os dias 16 e 17 de maio na sede do IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento na cidade de Curitiba/PR.
Trinta e um empreendimentos entre associações e cooperativas de agricultura familiar das cinco regiões brasileiras foram selecionados para participarem destes projetos e enviaram seus representantes para Curitiba.
No encontro também foram apresentados às perspectivas do projeto Organics Brazil e Copa Orgânica que tem como objetivo apoiar a produção agroecológica da Agricultura Familiar viabilizando a apresentação comercialização de produtos com mercado exterior, durante os eventos da Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. A Associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina - APOL foi uma das trinta e uma entidades selecionadas pelo IPD e pelo MDA e esteve participando do evento representando o norte do Paraná.
Gostaríamos de aqui também deixar os nossos agradecimentos às entidades parceiras que durante o ano de 2013 vivenciaram conosco muito momentos de luta e trabalho em apoio a agroecologia e agricultura familiar, nosso muito obrigado a: Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, Embrapa Soja, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, Sebrae, IAPAR e PEIEX núcleo Londrina, TECPAR, UENP/Bandeirantes e Prefeitura Municipal de Uraí.
Entre tantos outros momentos importantes que viveu a Associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina durante o ano de 2013, o mais importante de todos foi, poder estar cada vez mais próximos da população do norte do estado, e vivenciar a realidade local, buscando soluções dentro do cenário nacional e internacional através de contatos sólidos adquiridos, gerando assim através das ações realizadas pela APOL, mudanças significativas na realidade, social, econômica, e principalmente ambiental e de qualidade de vida do nosso povo.
Esperamos poder em 2014, dar seqüência aos diversos projetos que apontam constantemente no horizonte do trabalho diário, contribuindo diretamente na construção de uma cidade, de um estado, e de um país melhor para se viver, com muito mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, à todos um Feliz e santo natal regado de muitas alegrias, e família unida, e um ano novo, carregado de muita energia disposição e saúde para todos, os parceiros, colaboradores e associados da APOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário