sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A NOVA CARA DA CÂMARA DE VEREADORES DE URAÍ
























































Renovada de corpo e alma a nova câmara de vereadores teve sua 2ª sessão ordinária realizada na última quinta-feira dia 26 de fevereiro 2009. Toda reformada a nova câmara ganhou na sua estrutura física, ar condicionado, novo piso e teto, luminárias, na entrada porta de vidro, equipamento interno de som com microfones individuais para cada um dos vereadores e agora os eloqüentes vereadores terão água disponível para hidratar as cordas vocais durante os discursos que prometem ser intensos na nova câmara que foi totalmente renovada já que nenhum dos vereadores que tiveram mandato na gestão 2004-2008 e que tentaram, a reeleição não foram reeleitos.
Durante a sessão ordinária foram destaques os dez requerimentos do vereador Ângelo Tarantini Filho, que entre outras coisas solicitou informações sobre a reforma da Praça Matriz, reforma do Morro do Cruzeiro, construção da Casa Japão, solicitação de rede de esgoto para Rua Paraguai, entre outras solicitações do vereador, ganhou destaque o pedido de informações por parte do executivo municipal da construção da creche Padrão 90 do conjunto Susumo Assanuma, o vereador Tarantini apresentou para os demais vereadores e para o público presente na sessão, documentos que comprovam que recursos do governo do estado do Paraná, foram disponibilizados através de parcelas iniciando no ano de 2005 para que a obra fosse acabada e que até o momento os recursos não foram utilizados e a obra ainda continua parada. Outro destaque no discurso do vereador Tarantini foi a leitura de um ofício do deputado estadual Alexandre Curie, endereçado a ex-prefeita de Uraí, Iracelis B. da Fonseca, no qual o deputado comunica que o estado do Paraná por meio de sua solicitação estará disponibilizando três novos ônibus para o transporte escolar na cidade.
O vereador Willians Wai também agradeceu ao executivo municipal por ter atendido a sua solicitação de melhoria de alguns trechos de estradas rurais do município.
Já o vereador Sargento Reis cobrou melhoria para vias públicas da cidade, que segundo ele encontra-se esburacadas, e mal cuidadas, com presença de mato nas calçadas, bueiros entupidos e cobrou dos companheiros vereadores atenção para as leis e requerimentos que serão votados na câmara, para que as leis e requerimentos sejam executados após aprovação da câmara. O vereador também cobrou em seu discurso, providências do executivo com relação à utilização dos prédios que foram construídos e estão vazios no parque industrial da cidade localizado no trevo da cidade na BR 369.
Em seu discurso o vereador Leo do Som, cobrou providências com relação à falta de iluminação na Praça Manjiro Watanabe, que se encontra com várias lâmpadas queimadas tornando o local de risco para segurança principalmente para os estudantes que, no período noturno transitam próximo da praça para voltar à suas residências após as aulas. O mesmo vereador também anunciou que irá cobrar através de requerimento explicações do executivo municipal com relação à obra da reforma do Morro do Cruzeiro, já que a obra foi inaugurada, mas ainda não está acabada, sendo provas disso a falta de lixeiras no local, Leo do Som também destacou que as manilhas que impedem a subida de carros no Morro do Cruzeiro, além de ser mais uma constatação de que a obra não esta pronta, ainda impede que a Polícia Militar possa subir com sua viatura no local, fazendo com que usuários de drogas utilizem o local para o uso de entorpecentes.
O vereador Eder Jairo Camilo do PT, destacou em seu discurso a importância da união dos vereadores em prol do trabalho do bem comum do município e enfatizou através da leitura de uma crônica o verdadeiro papel da vereança.
Para finalizar tivemos também o pronunciamento do novo presidente da casa David Kremer que mais uma vez lembrou os companheiros vereadores da importância do cargo aos quais os eleitores lhe concederam, e ressaltou que as diferenças políticas sejam esquecidas e que todos se unam para trabalhar em função da melhoria da cidade, já que ele acredita muito no sucesso da nova casa de Lei que inicia o mando no ano de 2009.
Vamos aguardar para ver o que nos reserva a nova câmara de vereadores que tem a responsabilidade de defender os interesses de todos os cidadãos uraienses.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Uraí já teve Carnaval em 1957

Isso mesmo, para quem não sabe, Uraí já teve carnaval. A foto aí do lado é dos foliões que animavam o carnaval na cidade em 1957, o senhor com o acordion ao centro é o meu finado avó paterno, senhor João Etelvino Batista. Essa foto foi tirada na atual Avenida Brasil, o pessoal usava até uniforme para animar a folia e a população participava sempre animada, afinal de contas o carnaval é uma das poucas oportunidades que o povo brasileiro tem para esquecer os problemas e comemorar com muitas alegria o dias que antecedem a quaresma.
No nosso município infelizmente essa festa que já foi tradicional no passado, nos últimos anos só podemos acompanhar pela TV, as cidades onde há comemoração do carnaval, sem contar que nessa época muitos cidadãos uraienses acabam saindo da cidade para ir buscar discontração em outros lugares, deixando a cidade vazia e levando daqui também recursos que poderiam ser gastos na cidade. Mas é assim mesmo pessoal, Uraí já foi uma cidade bem diferente, mais próspera do que é hoje, acredito que cabe a nós cidadãos uraienses que gostamos da nossa cidade buscar e trabalhar para que ela seja uma cidade melhor do que é hoje e que no ano que vem possamos ter pelo menos carnaval, pois afinal de contas, nós somos brasileiros.

Dia de Campo Da Embrapa Soja de Londrina


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Polícia desmembra investigação e corre atrás do mandante do assassinato de Amanda Rossi

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (18), na sede da 10ª Subdivisão Policial em Londrina, sobre a morte da estudante Amanda Rossi. A Polícia Civil finalizou o inquérito e o Ministério Público do Paraná já ofereceu denúncia contra os acusados Luiz Vieira da Rocha (34), Alan Aparecido Henrique (29) e Dayane de Azevedo (24). "Eles serão processados pela prática do crime de homicídio", destacou Delazari.
Unopar divulga nota oficialAmanda Rossi (22) foi morta em outubro de 2007, quando participava de evento artístico na sede da Unopar, no Jardim Piza (sul). A jovem foi estrangulada até a morte. Dayane confessou a participação no assassinato e teria feito a reconstituição do crime com a Polícia. "A reconstituição foi fundamental. Teve riqueza de detalhes e muita emoção", detalhou Delazari. Foi Dayane quem atraiu Amanda até a casa de máquinas e deu um golpe na cabeça da estudante. Alan foi o responsável pelo estrangulamento enquanto Luiz fez a cobertura do lado de fora do local do homicídio. Quanto ao mandante do crime, o secretário disse que a investigação foi desmembrada e que estará concluída em breve. "O mandante ainda não foi preso por falta de alguns elementos que comprovem sua participação no crime. Existem vários indícios de que a pessoa - que já estaria identificada - tenha participado. Num curto espaço de tempo a investigação será finalizada por completo". Segundo depoimentos colhidos pela própria polícia, os autores teriam recebido uma quantia de R$ 3 mil de uma suposta professora da Unopar pela execução. Família Rossi O pai de Amanda, Luiz Rossi, participou da coletiva de imprensa e demonstrou estar muito emocionado. Ao término dos trabalhos, ele cobrou pena máxima dos assassinos de sua filha. "A Amanda faz uma falta terrível na nossa vida. Eles acabaram com nossa família. Eu quero a pena máxima para esses povo. Vou fazer de tudo para condenar esse povo a pelo menos 30 anos de cadeia", disse.
Matéria divulgada hoje dia 19 de fevereiro de 2009 no Bonde da Folha de Londrina.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Homem morre em acidente em Uraí

Uraí - Uma colisão envolvendo um carro e uma camioneta aconteceu ontem, por volta das 9 horas, no km 110 da BR-369, em Uraí (Norte), e resultou na morte de um homem de 36 anos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, Valdiney de Araujo Soares conduzia a camioneta Chevrolet GM, placas de Cornélio Procópio, e bateu no veículo Astra, placas de Londrina, conduzido por Wesley Toledo Ribeiro, 41. Soares morreu na hora. O passageiro Edgar Hacer Arantes Barros, 30, sofreu ferimentos leves e foi levado para a Santa Casa de Cornélio Procópio.
Matéria vínculada hoje dia 16-02-2009 no Jornal Folha de Londrina

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Recursos Federais que foram repassados para Uraí durante 2008

Segue um resumo dos recursos federais que chegaram até Uraí durante o ano de 2008 totalizando o valor de mais de 6 milhões, através do Fundo de Participação dos Município do Governo Federal. Mês a mês podemos constatar o quanto a nossa cidade recebeu. As entradas do município não se resumem somente a esses recursos, ainda temos que acrescentar os recursos do Governo Estadual que são repassado para o município e também a arrecadação municípal de impostos e outros, como por exemplo o IPTU que é cobrado dos cidadãos proprietários de imóveis no incío de cada ano. Os dados detalhados quem quiser pode encontrar na página: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp.
Como podemos verificar o orçamento das entradas do município de Uraí é bem generoso. Esperamos que nos próximos dias possamos divulgar aqui também, onde esses recursos são gastos todos os meses, ja que um dos compromisso do prefeito Susumo Itimura durante o mandado que se início em janeiro desse ano, foi de abrir para quem possa interessar a prestação de contas da prefeitura. Acreditamos nesse compromisso do prefeito e assim que tivermos as informações teremos o maior prazer de divulgar para todos, onde estão sendo gastos os recursos arrecadados através da cobrança de impostos que é pago pelos cidadãos uraienses.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alemanha procura os melhores “green talents” para intercâmbio

Agência UEL
O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) está promovendo o concurso “Green Talents – The International Forum for High Potentials in Green Technologies”. Se você é um jovem cientista que dedica suas pesquisas à busca e ao desenvolvimento de tecnologias ambientais sustentáveis, você pode estar a um passo de uma grande oportunidade para visitar o mais importante polo de tecnologia ambiental da Europa: a Alemanha.
Serão selecionados 15 jovens cientistas de todo o mundo para participar este ano de um programa de intercâmbio exclusivo na Alemanha. Será uma oportunidade única para jovens especialistas fazerem novos contatos e ampliarem suas redes de pesquisa. Durante uma semana, os selecionados irão viajar pela Alemanha. Eles terão a chance de se informar in loco sobre instituições e empresas alemãs. Nelas, poderão conversar individualmente com os interlocutores que desejarem e já planejar cooperações concretas.
Um diversificado programa cultural e um workshop com especialistas alemães, bem como um encontro com a patrona do concurso, a ministra da Educação e Pesquisa, Annette Schavan, serão outros pontos altos da estada na Alemanha.
Jovens cientistas de todo o mundo podem enviar suas candidaturas pela internet até 31 de maio de 2009. Um júri de alto nível, formado por cientistas alemães, decidirá quem participará desta iniciativa.
Mais informações no site http://www.research-in-germany.de/greentalents. (Fonte: Assessoria de Marketing e Comunicação do DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Polícia reconstitui morte de estudante

O caso do assassinato da estudante Amanda Rossi que chocou o país, esta proximo de uma solução, muitas especulações foram feitas sobre a causa da morte de Amanda, mas agora segundo a polícia o caso está proximo de ser encerrado. Segue matéria vínculada sobre o assunto no Jornal Folha de Londrina.
A Polícia Civil de Londrina fez a reconstituição do assassinato da universitária Amanda Rossi, 22 anos, morta no final de outubro de 2007. Policiais, peritos do Instituto de Criminalística e uma das pessoas supostamente envolvidas no crime, Dayane de Azevedo, 25, - que confessou ter participado do assassinato - estiveram no campus da Unopar no Jardim Piza (Zona Sul) na tarde de domingo. O delegado chefe da 10Subdivisão Policial, Sérgio Barroso, confirmou que o procedimento foi realizado mas não relatou detalhes da reconstituição por se tratar de uma investigação que continua sob segredo de Justiça. ''Na última sexta-feira houve uma tentativa de fazer a reconstituição, mas por conta da presença da imprensa no local, a Dayane se sentiu intimidada e não quis participar'', afirmou. A estudante de Educação Física, Amanda Rossi, foi agredida na cabeça e esganada. O corpo foi encontrado dois dias depois, dentro da casa de máquinas da piscina do curso de Fisioterapia. Os outros dois suspeitos - Alan Aparecido Henrique, 29 e Luiz Vieira Rocha, 34 - continuam presos no Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) e, segundo Barroso, não aceitaram participar da reconstituição. ''Eles negam ter participado do crime e a polícia não pode obrigar que eles participem de um procedimento como este'', comentou. Os três acusados foram presos em 22 de dezembro, após Dayane afirmar à Polícia que Alan teria matado a universitária em 27 de outubro de 2007. Segundo o depoimento, ele teria recebido R$ 3 mil de uma professora da Unopar para cometer o crime. O rapaz teria contado com a ajuda de Rocha e da própria Dayane, que teria atraído Amanda até a casa de máquinas da piscina, onde ela foi morta. Por causa do sigilo, os advogados dos suspeitos, o delegado de homicídios e o Ministério Público (MP) não estão declarando nada à imprensa. Ainda segundo Barroso, a reconstituição do crime deve contribuir com a conclusão do inquérito policial. ''Acreditamos que o inquérito deve ser concluído em breve'', afirmou.
Fernanda Borges

Reportagem Local

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CONVITE

Convite para Lançamento O Chefe-Geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, o Gerente-Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, e o diretor-presidente da Fundação Meridional, Almir Montecelli, convidam para a solenidade de lançamento das cultivares de soja BRS 283 e BRS 284. 13 de fevereiro de 2009, às 11 horasShow Rural Coopavel - Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa - BR 277, Km 577 - Cascavel/PR Solicitamos confirmar presença até o dia 11/02/09, pelo e-mail http://mail.uol.com.br/compose?to=eventos@cnpso.embrapa.br ou pelo fone (43) 3371-6068, com Paulo Vitor ou Diana.Atenciosamente, Área de Comunicação EmpresarialEmbrapa SojaSite: http://www.cnpso.embrapa.br/E-mail: eventos@cnpso.embrapa.brTelefone: (43) 3371 6068.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Requião assina decretos da aposentadoria especial e da dobra de padrão

O Governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (3), durante a Escola de Governo, dois decretos que beneficiam os professores da rede pública estadual de educação. O Decreto nº 4212 regulamenta a aposentadoria especial para diretores, pedagogos, coordenadores e outros cargos pedagógicos exercidos por professores e o Decreto nº 4213 que permite aos professores concursados mudar do padrão de 20 horas para o de 40 horas semanais de jornada de trabalho. “Nós estamos estabelecendo regras que beneficiam e melhoram a qualidade do ensino e o magistério. Não são regras de um governo. Elas devem ser regras definitivas”, disse o governador ao explicar porque as medidas foram definidas por decreto. Segundo ele, as secretarias da Educação e da Administração vão acompanhar a implantação dos dois decretos. “À medida que os resultados se revelem positivos nós vamos consolidá-los, como outras medidas que temos tomado na educação, definitivamente por meio de projeto de lei”, declarou Requião. O Decreto nº 4212 regulamenta a aposentadoria especial para os professores do QPM e servidores estaduais do Quadro Único do Poder Executivo (QUP) que exerceram cargos de direção, direção auxiliar, equipe pedagógica, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica conforme a Lei Federal 11.301/2006, que considera essas atribuições funções de magistério, e cuja constitucionalidade foi confirmada pelo STF no dia 29 de outubro de 2008. “É uma conquista importante, pois agora esses profissionais poderão contar o tempo de serviço nesses cargos para a aposentadoria”, comentou a presidente da APP-Sindicato Marlei Fernandes de Carvalho. Segundo ela, o decreto do governador Roberto Requião corrige uma distorção. “Vivíamos uma situação injusta que agora foi sanada”, disse. Os professores têm aposentadoria especial de 25 anos para as mulheres e de 30 anos para os homens. O Decreto nº 4213 que permite a dobra de padrão de 20 horas para 40 horas semanais para os professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) regulamenta o artigo 29 da Lei Complementar 103/2004, que instituiu o Plano de Carreira dos Professores. Poderão participar do processo de alteração do regime de trabalho os professores detentores de dois cargos (20 horas), com a exoneração de um deles e os professores detentores de um cargo. A mudança será exclusiva na disciplina de concurso do professor com licenciatura plena lotado em escola da rede estadual da educação básica. A Secretaria da Educação (Seed) vai definir as vagas de acordo com as disciplinas e por municípios e elas serão preenchidas primeiro pelo critério de tempo de serviço. Estima-se que neste primeiro momento 10 mil professores sejam beneficiados pelo decreto. “Nos estávamos negociando com o sindicato há algum tempo e com esses decretos atendemos reivindicações históricas dos professores”, disse a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde. Segundo ela, essa é uma conquista que irá beneficiar aos profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino. “Todos ganham, principalmente a sociedade e os nossos estudantes da rede pública”. A secretária da administração Maria Marta Lunardon disse que os decretos melhoram as condições básicas para o exercício profissional dos professores. “É o resultado do diálogo. Como foram o plano de carreira, os concursos públicos e ações como o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) e agora o Viva Escola”, declarou Maria Marta. “Tudo isso melhora a qualidade da educação”. O deputado estadual José Lemos (PT), também atual dirigente e ex-presidente da App-Sindicato, disse que os dois decretos são muito importantes para os professores das escolas públicas. “No caso daqueles professores que exerciam cargos mas não podiam contar como tempo de serviço corrige-se uma injustiça. A possibilidade de dobra de padrão acaba com a vida dupla dos professores, que precisavam ser aprovados em dois concursos para atuar como professores em tempo integral”, comentou Lemos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

LULA É MAIS INFLUENTE QUE PAPA E BIN LADEN, DIZ "NEWSWEEK"



Por: Rodrigo Vianna
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 às 17:40
A revista "Newsweek" acaba de divulgar a lista dos 50 líderes mais poderosos do mundo.Lula - aquele que alguns "jornalistas" gostam de chamar de "apedeuta", ignorante, e que parte da classe média (especialmente no Sul e Sudeste) rejeitou em 2002 e 2006, porque "não sabia falar inglês, que vergonha para nosso país!" - é o décimo-oitavo.Lula -sem falar inglês nem francês (FHC, quando era presidente, chegou a discursar em francês durante visita a Paris - que caipirice, professor!) - é o único político latino-americano na lista. O outro nome da região é o do empresário mexicano Carlos Slim.Essa posição de Lula me faz pensar num paralelo com a literatura. A melhor forma de ser um escritor universal, dizem, é ser profundamente local, ligado à sua terra, sua cidade, seu chão.Lula só tem importância no mundo porque é brasileiro, profundamente brasileiro, irremediavelmente brasileiro.Determinados setores de nossas elites (que gostam de tirar dupla-cidadania, para posar de italianos ou espanhóis na viagem para Paris e Miami) não suportam que Lula seja tão brasileiro.A "Newsweek" (revista da qual eu nem gosto) não está nem aí. Gosta do Lula brazuca.Lula aparece na lista na "Newsweek" à frente do Dalai Lama e do papa Bento XVI (que é apenas o trigésimo-sétimo). Ratzinger fala 6 ou 7 idiomas! Mas talvez já não haja tanta gente prestando atenção ao que ele diz, seja em que língua for.A lista - claro - é "americanóide" (com o perdão do termo "demodé", viu Eliane C!).Ali aparecem personalidades só conhecidas nos Estados Unidos: como a apresentadora de TV Ophra Winprey, que poderia andar no Largo Treze, em São Paulo, ou na Baixa do Sapateiro, em Salvador, sem que ninguém soubesse quem é ela!Já Lula é ouvido em todas as partes do mundo. Em maio deste ano, acompanhei a viagem do presidente brasileiro a Praga. Ele quis conhecer a famosa ponte Karlov - principal ponto turístico da linda capital tcheca. E lá foram os pobres jornalistas atrás. Foi inacreditável: o que tinha de turista japonês parando pra tirar foto de Lula! Ele era a atração. Ouvi quando um jovem - que vestia a camisa da seleção da Inglaterra e falava com o típico sotaque inglês - deu uma bronca na namorada, que queria saber "who´s that man?"."Lula da Silva, the brazilian..."Lula, o brasileiro. É assim que nosso presidente é conhecido no mundo.Aqui, há quem prefira chamá-lo de "apedeuta".Lula e o governo dele têm - claro - muitos defeitos. Faça-se a crítica pela imprensa. E que a oposição desça o sarrafo, como é seu papel. Mas, a essa altura do campeonato, continuar chamando o presidente de "apedeuta", e dizendo que ele só dá "bolsa-esmola" e sustenta "vagabundo nordestino" é algo inacreditável. Ouvir isso na rua - ou nas festas da classe média paulistana - já é chocante. Mas, pior, é ver isso escrito em sites mantidos por revistas com grande vendagem no Brasil. Revistas muito vendidas, talvez a explicação seja essa, justamente.Lula não é importante porque a "Newsweek" disse que ele é poderoso.Ele é importante - na minha humilde opinião - porque:1) criou mercado interno no Brasil;2) adotou políticas sociais claramente social-democratas (só nessas terras de Casa Garnde & Senzala que "bolsa-família" pode ser visto como "esmola"; tenha dó!);3) relacionou-se de forma civilizada com os movimentos sociais;4) diversificou as exportações brasileiras, abrindo o país para outras partes do mundo;5) adotou uma política externa independente, e ajudou a redesenhar o mapa do poder nas Américas, enterrando a doutrina Monroe no encontro da última semana na Bahia.Chamo a atenção para outro detalhe: Nicolas Sarkozy parece mesmo ter relançado a França à condição de potência diplomática. Midiático, hiper-ativo, Sarkozy é um francês que sabe se comunicar com o mundo. Deixando pra trás, na lista da "Newsweek", líderes de países mais importantes economicamente (como Alemanha e Japão) ou militarmente (como a Rússia).Osama Bin Laden, por outro lado, já teve dias mais gloriosos.Aparece lá no finzinho da lista.A essa altura, imagino, os desastrados que dirigem bancos e empresas nos Estados Unidos devem assustar muito mais do que um terrorista escondido nas cavernas do Paquistão.
Disponível em: http://www.rodrigovianna.com.br/
VEJA A LISTA DOS 50 MAIS PODEROSOS DA NEWSWEEK1: Barack Obama2: Hu Jintao3: Nicolas Sarkozy4: Ben Bernanke5: Jean-Claude Trichet6: Masaaki Shirakawa7: Gordon Brown8: Angela Merkel9: Vladimir Putin10: Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud11: Ayatollah Ali Khamenei12: Kim Jong Il13-14: Os Clintons15: Timothy Geithner16: Gen. David Petraeus17: Sonia Gandhi18: Luiz Inácio Lula da Silva19: Warren Buffett20: Gen. Ashfaq Parvez Kayani21: Nuri al-Maliki22: Bill Gates23: Melinda Gates24: Nancy Pelosi25: Khalifa bin Zayed Al Nahyan26: Mike Duke27: Rahm Emanuel28: Eric Schmidt29: Jamie Dimon30-31: Amigos de Obama (David Axelrod e Valerie Jarrett)32: Dominique Strauss-Kahn33: Rex Tillerson34: Steve Jobs35: John Lasseter36: Michael Bloomberg37: Papa Bento XVI38: Katsuaki Watanabe39: Rupert Murdoch40: Jeff Bezos41: Shahrukh Khan42: Osama bin Laden43: Hassan Nasrallah44: Dr. Margaret Chan45: Carlos Slim Helú46: The Dalai Lama47: Oprah Winfrey48: Amr Khaled49: E. A. Adeboye50: Jim Rogers

Associação dá apoio a ostomizados

Cornélio Procópio - Maria de Lourdes Bruno de Oliveira, 78 anos, brasileira, divorciada, pensionista. O perfil dela parece ser igual ao de muitos brasileiros. Há 20 anos ela precisou passar por uma cirurgia, depois de ter sido acometida por um câncer. E precisou ser ostomizada. Hoje ela é presidente da Associação Paranaense dos Ostomizados - Núcleo de Cornélio Procópio (APONCP), que oferece apoio a mais de 100 pessoas. O termo não é muito comum e muitos desconhecem que uma pessoa ostomizada é aquela que precisou retirar um órgão interno e religá-lo em um externo e precisa de uma bolsa auxiliar para recolher os dejetos das fezes e urina. A ostomia pode ser temporária ou permanente. O caso de Lourdes é o de uma ostomia permanente. Ela conta que a adaptação foi muito difícil. ''No príncipio foi muito difícil. Um trauma dobrado. Sem contar que a adaptação com a higiene é complicada, é necessário um banheiro adaptado'', explica. Ela ainda relata que a rotina é complicada e sempre que precisa sair de casa leva a tiracolo uma sacola contendo uma bolsa reserva e materiais para a limpeza. Após 15 anos participando das reuniões em associações de ostomizados em outros municípios, ela foi convidada a tomar a frente APONCP, que atende as cidades de Andirá, Uraí, Ribeirão do Pinhal, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que existe há cinco anos. ''A dor abriu o meu espírito para verdades maiores e me conduziu a um caminho de fraternidade, amor e doação. A vida é muito difícil, mas vale a pena'', declara. A APONCP recebe pessoas que passaram pela ostomia com mensagens de fé e esperança. As reuniões são mensais e realizadas sempre na primeira quinta-feira do mês. Geralmente acompanhada por uma assistente social e uma enfermeira estomaterapêuta que explica o procedimento de colocação da bolsa e como conseguir o material com o governo, uma vez que é distribuída gratuitamente às pessoas que não têm condições de adquirir. A próxima reunião acontece dia 5 de fevereiro, às 9h30, no Anfiteatro da 18 Regional de Saúde de Cornélio Procópio. Serviço - Associação Paranaense dos Ostomizados Núcleo de Cornélio Procópio, Rua Minas Gerais, 360 aptº 602 - 6º andar - Centro, fone (43) 3524-2596
Kalinka AmorimReportagem Local
Matéria vínculada nesta 2ª feira dia 02 de fevereiro de 2009 no jornal Folha de Londrina.