segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tradição da Folia de Reis em Uraí 2011

Aconteceu ontem a partir das 19:00 a chegada da Folia de Reis no Lar Madre Cecília. Dezenas de pessoas foram acompanhar o encerramento das atividades da Folia de Reis que iniciou o trabalho no dia 01 de janeiro visitando as casas dos bairros da cidade e da Serra Morena.

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição ora. (http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diadereis1.html)

O presidente do Lar Madre Cecília Sr. João Salgado agradeceu a Folia de Reis que ofereceu ao Lar toda a arrecadação de alimentos e recursos financeiros doada pela população aos foliões neste ano.

Parabéns ao embaixador da Companhia de Reis em Uraí, Sr. Antônio Ferreira Filho e a todos os foliões assim com a população que os recebeu e contribui para continuidade dessa importante tradição.













































Um comentário:

Unknown disse...

Qual seu face sr. Val?