quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CDPH abre exposição sobre Heresia, Santa Inquisição e Bruxaria


Agência UEL

O Centro de Documentação e Pesquisa e Histórica da UEL (CDPH), abre na terça-feira, dia 13 de outubro, a Exposição Heresia, Santa Inquisição e Bruxaria. A mostra poderá ser visitada de realiza de 13 de outubro a 13 de novembro.

Na divulgação da exposição o CDPH explica: “As figuras aqui representadas estão contidas na obra BRUJAS: Lãs amantes del diablo, de autoria de Fernando Jiménez Del Oso, cuja preocupação central é resgatar a representação das bruxas, hereges, exorcismo, inquisição e demônios no imaginário da civilização ocidental, da antiguidade até o mundo contemporâneo.

A tentação do mal e de seus seguidores foram uma constante no cotidiano medieval, sendo assim, a intenção destes painéis é trazer figuras que contribuam para o entendimento da maneira como os "seres malignos" eram imaginados nos séculos XIV, XV, XVI e XVII.

Devido à quantidade de imagens contidas nesta obra, foram reproduzidas as que consideramos serem pertinentes ao tema proposto para esta exposição. Por falta de dados, algumas reproduções não possuem informações referentes às suas origens, autores ou locais onde estão expostas”.

A exposição foi produzida pelo professor doutor José Carlos Gimenez, do Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá que fez a doação ao CDPH, em 1998.

A coordenação da exposição é do professor doutor Rogério Ivano, do Departamento de História/CCH e coordenador do CDPH.

Serviço:
Exposição Heresia, Santa Inquisição e Bruxaria
Local: CDPH - Centro de Documentação e Pesquisa Histórica/CCH/UEL
Horário: 8 às 11h45, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas

Nenhum comentário: