quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uso de tecnologias nas escolas do Paraná é destaque em seminário nos EUA

O uso de tecnologias na rede pública estadual de ensino foi o tema da palestra da superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Alayde Digiovanni, na tarde desta terça-feira (15), em Washington (EUA). Ela participou, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Seminário Reinventar a Aula: Impacto Social e Educativo da Incorporação de TI na Educação. O evento visa a troca de experiências de incorporação da tecnologia da informação e comunicação nos sistemas educacionais.

As ações vinculadas ao Programa Paraná Digital, desenvolvido pelo governo estadual, foram destacadas pela superintendente como parte de uma forte política educacional. “No Paraná, todas as 2.100 escolas estaduais estão conectadas à internet por meio de 44 mil computadores. Essas e outras ações interligadas permitem a implementação da política que visa a universalização do acesso ao ensino, a garantia de permanência na escola e a qualidade de ensino”, relatou Alayde Digiovanni.

A superintendente explicou a uma platéia de representantes do setor de Educação dos países latino-americanos que o Paraná tem promovido uma revolução tecnológica na educação pública no estado, com o uso ferramentas como Portal Dia a Dia Educação, TV Multimídia – presente em todas as salas de aula da rede estadual, TV Paulo Freire, Multimeios. O professor da rede estadual tem acesso ao computador para realizar pesquisas e preparar suas aulas.
A variedade do material obtido na internet pode ser conjugado ao produzido pela área Multimeios – animações, vídeos, áudios. “O pen drive tornou-se parceiro do professor, que pode usar os conteúdos veiculados pela TV Paulo Freire, Portal Dia-a-Dia Educação e outras fontes de informação para elaborar aulas mais ricas em conteúdo e criatividade,”, informou a superintendente.

A superintendente explicou que Portal da Educação tem quatro interfaces - Educadores, Alunos, Escola e Comunidade - e publica informações sobre eventos, notícias, artigos e dissertações, além de textos narrados, entrevistas e músicas. Charges, simuladores e gráficos produzidos pela área Multimeios estão disponíveis para complementar e apoiar o processo de ensino e aprendizagem, ressaltou.

O uso da TV Paulo Freire, com sua programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do Estado do Paraná também foi destacado por Alayde Digiovanni. Assim como os cursos ofertados regularmente para a capacitação dos professores para usar essas tecnologias. “TV Multimídia - Pesquisando e Gravando Conteúdos no Pen Drive” é um manual que procura ensinar a integrar o uso das tecnologias utilizadas nas escolas do Paraná - o laboratório de informática, o pen drive, as TVs Multimídias e o Portal Dia-a-Dia Educação, onde estão disponíveis os conteúdos digitais educacionais”, finalizou.

Nenhum comentário: